terça-feira, 24 de abril de 2012

Guardanapos

Podemos dizer que o guardanapo tem lugar importante na arrumação de sua mesa. Ele não só protege sua roupa da queda da comida, limpa sua boca e ainda decora a mesa.
Os guardanapos variam de modelo, tamanho, materiais e cores.
Então, como escolher o certo?
Vamos as sugestões:
Guardanapo de Linho: para eventos, ocasiões especiais.
Guardanapo de Pano: podem ser utilizados para o dia a dia.
Guardanapo de pano Karsten
Guardanapo em pano com suporte


Algumas pessoas preferem este clássico. Não precisam ser lisos, mas evite modelos espalhafatosos, ou muito coloridos. Dica: modelos com folhas, ficam sempre simpáticos.

Guardanapo de Papel Decorado: existem uma infinidade de modelos, tamanhos e temas. Você pode utiliza-los em almoços informais, encontros familiares, românticos e aproveitar seus desenhos para fazer uma “graça” à mesa. lembre-se, para jantares ou almoços formais, de negócios ou a rigor, utilize os modelos de pano.
Mas
Guardanapo de Papel com Iniciais: de estilo tradicional, muito
Guardanapos decorados
utilizado há alguns anos, para deixar mais fino (refinado) o guardanapo de papel. Hoje em dia, é um estilo meio retrô, mas pode ser usado com tranquilidade como os decorados em papel.
Obs.. se forem iniciais do casal, só utilize se estiverem juntos, caso contrário, pode virar assunto principal.
Guardanapo de Papel Branco: ideais para utilizar no dia a dia e com crianças. Podem variar em tamanho (usualmente tem 31cm), folha dupla, folha simples, com relevo, desenho e detalhes.
Algumas regras para utilização correta do guardanapo:
  • o guardanapo deve sempre ser colocado a esquerda do prato, após o ultimo talher.
  • com exceção do modelos de pano que pode ser utilizado dentro do prato enfeitando, ou modelo de papel decorado que pode decorar (enfeitar) a mesa, nunca deixe o modelo de pano em cima da mesa. Eles devem sempre estar sobre o colo. Só devem ser retirados, quando acabar a refeição, nunca antes disto.
  • você pode ainda deixar o guardanapo enfeitando no prato de pão, a esquerda do prato grande, como em alguns restaurantes.
  • para cocktails, utilize modelos de papel, decorado ou não, mas de tamanho menor, também chamado de modelo coquetel. São menores que os comuns, mas são ideais para salgadinhos, canapés e copos de bebidas. Mas, para este tipo de evento, escolha os modelos de folha dupla, para evitar que as mãos dos convidados fiquem sujas de gordura, ou alimento e copos pingando.
  • basicamente temos três tamanhos de guardanapos de papel: coquetel (24x24cm), jantar (31x31cm) e banquete (39x39cm). Já os guardanapos de pano, normalmente utilizados em dois tamanhos: jantar (33x33cm) e banquete (40x40cm). O modelo coquetel em pano, é bem menos usual.
  • Você pode utilizar também os guardanapos de pano em anéis (argolas) específicos para eles, ou montar o seu, em rafia, em flor, enfim para dar um toque pessoal à sua decoração.
    Argolas para guardanapos
    Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário